domingo, 17 de outubro de 2010

Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia




O (CONEA) é o fórum máximo de representação dos estudantes de Agronomia onde se discutem questões inerentes ao curso, educação, meio ambiente, questões sociais dentre outros, avaliando e apontando perspectivas. Possui caráter deliberativo visando contribuir para a solução dos problemas levantados no evento.

A promoção do CONEA está a cargo da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), e a organização é de responsabilidade da entidade estudantil da escola sede e Coordenação Nacional, contando com o apoio das Associações Profissionais de Agronomia e entidades afins, da universidade sede, órgãos públicos, cooperativas da região, bem como os demais centros acadêmicos e organizações da escola sede, além do envolvimento de toda a Federação, lembrando que para tal, é necessário apenas o empenho e vontade dos estudantes de construir e trazer propostas para a FEAB.

O Congresso abrange também atividades que visam a integração cultural das escolas da Federação a partir de discussões e apresentações, onde os estudantes de regiões distintas do país apresentam sua cultura regional, as chamadas agrocanções.

O Congresso é um espaço para se conhecer novas pessoas, visitar diferentes lugares e fazer novas amizades. Dentro disso, através do diálogo, conseguimos abordar assuntos que dizem respeito a nossa formação agronômica enquanto estudantes de Agronomia preocupados em transformar a realidade agrária, contribuindo sobretudo, com os menos favorecidos desta sociedade.

Esse ano, o 53° CONEA teve como tema principal “As Contradições do Campo e a Necessidade de Transformação na Universidade”. Dentro desta temática a proposta foi fazer um debate referente a questão agrária procurando trazer um resgate histórico de como se deu esse processo no Brasil desde o período colonial até a atual situação em que se encontra a agricultura no país. Apartir deste contexto, o caráter da discussão foi fazer uma análise crítica dentro da proposta de modelo de agricultura que está colocada no cenário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário