sexta-feira, 15 de outubro de 2010

História




Primeiro núcleo populacional do planalto catarinense, Curitibanos nasceu como pouso dos tropeiros sulinos que levavam gado do sul para as capitanias do centro do País. Palco das revoluções Farroupilha e Federalista e também da Guerra do Contestado, foi parcialmente destruída pelo fogo em 1914, incendiada por centenas de fiéis em protesto contra a ofensiva militar nas cidades santas, contra a República e contra a propriedade privada de terras. Renascida das cinzas, conserva a vocação de bem acolher os turistas. De sua área original desmembraram-se os municípios de Santa Cecília, Lebon Régis, Ponte Alta, Campos Novos, Canoinhas e parte dos territórios de Fraiburgo, Caçador e Matos Costa.



A história de Curitibanos começa ainda no século XVII, com a rota dos tropeiros paulistas (Real Caminho de Viamão) e gaúchos que cortavam o seu território.

Em 1864 o antigo “Pouso dos Tropeiros”, já conhecido por “Campos de Curitibanos”, foi elevado à categoria de Distrito fazendo parte do território de Lages e, em 1869, emancipado pela lei provincial de n° 746.

Imigrantes de origem italiana, alemã e japonesa integraram-se aos índios e aos caboclos, cultivam suas culturas e tradições através de suas festas típicas, da culinária e diversas tradições oriundas de seus povos de origem.

A cidade foi palco de vários episódios históricos, como a guerra do contestado, a revolução farroupilha e a revolução federalista.

Geografia:

Localiza-se a uma latitude 27º16’58″ sul e a uma longitude 50º35’04″ oeste, estando a uma altitude de 987 metros.

Sua população estimada em 2009 era de aproximadamente 39 mil habitantes.
O município possui uma área de 953,67 km².
A cidade está distante de Florianópolis cerca de 300 kilometros estando próxima da BR116 e BR470.

Clima:

O clima é temperado e úmido.
O verão é fresco e agradável.
O inverno é geralmente rigoroso, tendo geadas eventual neve.
As chuvas são predominantes na primavera.

Vegetação:

A vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Mista ou mata das araucárias.

Hidrografia:

Curitibanos está situado na bacia do Uruguai, sendo cortado por 6 rios:
-rio Marombas;
-rio das Pedras;
-rio Canoas;
-rio Correntes;
-rio dos Cachorros;
-rio Raso ou dos Pocinhos.

Agricultura:

O Município é grande produtor agrícola, com destaque na produção de cereais como soja e milho, fruticultura, especialmente maçã, caqui e pêssego. Destaque, ainda, para a produção de alho, que lhe já conferiu o título de "capital nacional do alho"

Pecuária:

Destaca a criação de Bovinos.